Skip to content Skip to footer
A Autora

Cremilda Medina

Jornalista, pesquisadora e professora titular sênior da Universidade de São Paulo, professora emérita pelo Prolam/USP, Cremilda de Araújo Medina é autora de 20 livros e organizou 63 coletâneas nas áreas de comunicação, jornalismo e literatura. Nasceu em Portugal e mudou-se para Porto Alegre na infância, onde se formou em Jornalismo e Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1964. Atuou na imprensa e na televisão (Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Revista Fotoptica, TV Bandeirantes, TV Cultura) nos anos 1970 e 1980, ao mesmo tempo em que desenvolveu carreira universitária na USP e era cerceada pelo Estado autoritário.

Professora titular pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1992), é livre-docente (1989), doutora (1986) e mestre (1975) pela ECA/USP. Também se especializou na área no Centro de Estudios Superiores de Periodismo para a América Latina, CIESPAL, Quito, Equador em 1972.

Com mais de 500 alunos de Jornalismo, editou a coleção São Paulo de Perfil (26 exemplares publicados e o 27º inédito) e a série Novo Pacto da Ciência (12 títulos), que reúne seminários em que cientistas de várias áreas do conhecimento debatem a crise de paradigmas contemporâneos. Também organizou oito edições de seminários sobre pesquisas acadêmicas sobre a América Latina na Fundação Memorial da América Latina. Desde a criação do Programa da Terceira Idade na USP, tem oferecido oficinas de Narrativas da Contemporaneidade, das quais já resultaram dez coletâneas. Além de coordenar o Projeto Plural, a pesquisadora orientou 33 doutores, 28 mestres e dois pós-doutorados. Atualmente supervisiona um pós-doutorado, bem como orienta um doutorado e um mestrado.

Tem como principal linha de pesquisa a Dialogia Social e os desafios paradigmáticos do Saber Plural: a perspectiva do ato presencial, abertura à complexidade, signo da relação e pedagogia dos afetos, tendo como finalidade a teoria e a prática da reportagem (narrativas da contemporaneidade). É líder do grupo de pesquisa Epistemologia do Diálogo Social e integrante do Conselho Consultivo do Instituto Rouanet.

“Ato presencial, mistério e transformação” (2016) e “A arte de tecer afetos, Signo da Relação 2, Cotidianos” (2018), dois dos livros mais recentes, registram sua principal linha de pesquisa: a dialogia ou pluralogia social.

Obras

Outras obras

Sonha Mamana África

Data de publicação: 1987
Editora: Edições Epopéia

Viagem à literatura portuguesa contemporânea

Data de publicação: 1983
Editora: Nórdica

A posse da terra

A posse da terra: Escritor brasileiro hoje
Data de publicação: 1985
Editora: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, Lisboa, Portugal, e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo

Símbolos e narrativas

Símbolos e narrativas: rodízio 97 na cobertura jornalística
Data de publicação: 1998
Editora: Governo do Estado de São Paulo / Secretaria do Meio Ambiente

A Arte de Tecer o Presente

Com Paulo Roberto Leandro
Data de publicação: 1973
Editora: Media

El rol del periodista

Data de publicação: 1980
Editora: CIESPAL (Equador)

Data de publicação 1989
Editora: Editorial Pablo de la Torriente (Cuba)

Profissão jornalista: responsabilidade social

Data de publicação: 1982
Editora: Forense Universitária

Força perene de Oswaldo Guaysamín

Força perene de Oswaldo Guaysamín: A magia do reencontro
Data de publicação: 2008
Editora: Coleção Marta Traba da Fundação Memorial da América Latina

Confirmar disponibilidade